sexta-feira, 10 de julho de 2015

Protótipo FTCC da DAF viu a tara ser reduzida em meia tonelada

A Leyland Trucks, subsidiária britânica da DAF Trucks, desenvolveu o protótipo de um camião de distribuição de 12 toneladas que permite uma redução de meia tonelada na sua carga, aumentando assim a sua carga útil. Denominado FTCC (Future Truck Chassis Concept), o desenvolvimento deste projeto foi efetuado por técnicos da DAF e do Grupo CSA, tendo sido co-financiado pelo Governo britânico, ao abrigo de um programa para a redução do consumo de combustível e das emissões.
O DAF FTCC inclui a utilização de vários componentes em alumínio para a otimizar a relação entre peso e rigidez, designadamente nas uniões laterais e junções, em partes da suspensão, no chão da carroçaria e na barra inferior de proteção dianteira (Front Underrun Protection). Este dispositivo de segurança passiva foi montado num novo módulo dianteiro do chassis. Outra inovação é a integração da estrutura do chão da carroçaria no design do chassis, ao incorporar o subchassis da carroçaria nas longarinas do chassis. O projeto incluiu ainda a montagem de uma suspensão dianteira independente pneumática, com direção de pinhão e cremalheira. De acordo com o engenheiro-chefe da Leyland Trucks, Rob Lawton, que liderou a equipa do projeto, “a redução do peso é o objetivo do nosso trabalho para diminuir o consumo de combustível e as emissões. O nosso projeto FTCC alcançou o nosso objetivo de redução de 30 por cento de peso, graças aos componentes utilizados no chassis principal, na estrutura inferior da carroçaria, na suspensão dianteira e na direção”.

A DAF Trucks adianta que o FTCC não passa de um modelo de estudo e que não será comercializado a curto prazo. Contudo, apresenta inovações que poderão ser levadas em conta no futuro se forem economicamente viáveis. Por Carlos Moura    

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