A Scania revelou o primeiro camião híbrido Euro 6 para
distribuição urbana, que deverá começar a ser produzido no terceiro trimestre
de 2016. O protótipo foi apresentado à imprensa num seminário sobre transporte
sustentável e combustíveis alternativos, que decorreu na Suécia.
Disponível com cabina P ou G, o primeiro camião híbrido Euro
6 da Scania vem equipado com um motor de nove litros, de cinco cilindros em
linha e 320 cv, que pode ser alimentado por gasóleo ou combustíveis
alternativos como Biodiesel FAME ou HVO, que permite uma redução nas emissões
de CO2 até 92 por cento e nos custos de exploração de 18 por cento num contexto
de distribuição urbana, transporte regional ou recolha de resíduos sólidos.
Para o seu camião de distribuição urbana, a Scania optou
pela instalação de um sistema híbrido paralelo, que é constituído por um motor
elétrico de 150 kW (201 cv) e um binário de 1.050 Nm, que está localizado entre
a caixa de velocidades automatizada Scania Opticruise de dois pedais e a
embraiagem. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 5 kWh, mas por uma
questão de longevidade da mesma apenas está disponível uma capacidade útil de
1,2 kWh. Os engenheiros da Scania optaram deliberadamente por não maximizar a
distância de condução em modo exclusivamente elétrico, restringindo a autonomia
a dois quilómetros em terreno plano e com um peso de 15 toneladas. A Scania
entende que esta autonomia elétrica é suficiente para assegurar a distribuição
nas zonas de emissões zero das cidades ou em período noturno, uma vez que o
nível de ruído é muito baixo.
O camião arranca sempre em modo elétrico e pode ser
conduzido exclusivamente nesse modo, denominado ‘Silent Mode’, a uma velocidade até 45 km/h. Quando se atinge
essa velocidade entra em funcionamento o motor de combustão. A bateria é
recarregada através do sistema de regeneração da energia cinética e também
através do motor de combustão, através de uma função denominada ‘Charge’,
operação essa que demora entre seis a sete minutos e á acionada pelo motorista,
recorrendo a um botão instalado na consola central. A popupança de combustível
também é alcançada pelo sistema Scania Eco-Roll, que desliga o motor de combustão
em rolamento. Por outro lado, a potência adicional do motor elétrico torna a
condução mais agradável, com mudanças de velocidades mais rápidas e operações
mais suaves, contribuindo para a redução nos custos de exploração. O camião
híbrido da Scania deverá começar a ser produzido no terceiro trimestre de 2016
e deverá custar mais 50 mil euros do que a versão diesel convencional. Por Carlos Moura
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