A MAN apresentou, pela primeira vez, um camião híbrido para
longo curso, no Salão de Veículos Comerciais de Hannover. O MAN TGX Hybrid vem
equipado com um motor diesel e um elétrico. O propulsor de combustão de 440 cv constitui
a principal fonte de energia do veículo, enquanto o motor elétrico de 130 kW tem
como objetivo fornecer energia adicional do veículo, servindo como alternador
sempre que o veículo desacelera ou avança sem aceleração (à vela). Uma caixa de
velocidades automatizada MAN TipMatic transfere a potência para o eixo
traseiro. O sistema híbrido paralelo permite recuperar, guardar e reutilizar a
energia da travagem, que é armazenada numa bateria com uma capacidade de 2 kWh.
Em condições reais de operação, o MAN TGX Hybrid utiliza a
energia elétrica armazenada para aumentar a potência do motor diesel nas
subidas. O propulsor de combustão pode ser utilizado na gama mais económica do
regime de rotação e o binário adicional evita as ‘reduções’ de caixa de
velocidades nas descidas, poupando combustível.
Como o motor elétrico serve apenas para apoiar o motor
diesel, o sistema híbrido é simples e pesa cerca de 400 quilogramas. O
construtor alemão refere que este sistema foi concebido para poupar combustível
e baixar o custo total de propriedade do veículo, adiantando que um sistema que
permitisse a um camião pesado percorrer distâncias curtas utilizando apenas
energia elétrica envolveria uma tecnologia mais complexa e o recurso a baterias
mais pesadas, maiores e mais caras.
O
MAN TGX Hybrid é o segundo projeto da marca alemã na área da eletromobilidade.,
seguindo-se ao Metropolis, um camião elétrico de recolha de resíduos sólidos
equipado com sistema de extensão de autonomia. Por Carlos Moura
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