O Volvo FL passou a estar disponível
numa versão de tração integral (4x4), que oferece uma extraordinária capacidade
de deslocação em pisos escorregadios, íngremes e irregulares. A nova opção está
vocacionada apara aplicações especiais, tanto em ambientes urbanos como em
condições mais exigentes, ou como um camião de serviço para pedreiras e
estaleiros de construção. Com um aspeto ágil, elevado conforto e binário, o Volvo FL é ideal para o tráfego
urbano.
Com tração às quatro rodas e maior distância ao solo,
é possível conduzi-lo da mesma forma tanto em caminhos de gravilha como em
estradas de asfalto. O Volvo FL 4x4 pode
também operar em pedreiras ou conduzir até locais de construção em ambiente
urbano. Com um peso bruto até 16 toneladas, possui bastante capacidade de carga
que lhe permite suportar equipamento como gruas, betoneiras ou guindastes.
A principal diferença entre o novo Volvo FL
tradicional e a versão 4x4 é a altura do chassis ao solo, que foi aumentada em
cerca de seis centímetros na frente e dez centímetros na traseira do camião. O
chassis mais alto também aumenta o ângulo de ataque em 25 graus, tornando mais
fácil para o motorista retirar o camião de valas e de sulcos profundos.
Este modelo dispõe de tração integral permanente nas
quatro rodas. A caixa de
transferência tem uma configuração que permite ter
gama alta e baixa (range). A gama alta é utilizada durante a operação normal,
e, em condições mais exigentes, a gama baixa pode ser facilmente engrenada
pressionando um botão no painel de instrumentos. O camião pode também vir
equipado com um ponto de ar extra no chassis para operar outros acessórios ou
para o enchimento dos pneus.
O novo Volvo FL 4x4 está disponível na versão Euro 6 e
será comercializado em todos os mercados da região EMEA, onde esta legislação
ambiental é obrigatória. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário