A Ericsson e a Scania uniram esforços de investigação para
acelerarem a conectividade entre os veículos comerciais e as infraestruturas. O
anúncio foi feito no Mobile World Congress, em Barcelona. As duas empresas
suecas acreditam que os avanços nas tecnologias
de comunicação e nosfuturos desenvolvimentos das redes 5G irão permitir melhorias
no transporte de pessoas e mercadorias.
“Há
algum tempo que falamos em introduzir comunicações entre veículos e entre veículos
e infraestruturas, mas isso agora está de facto a arrancar,” refere Håkan Schildt,
Diretor de Desenvolvimento de Estratégias e Negócios na unidade de negócio de
Serviços e Soluções Conectadas da Scania. “Agora vemos maiores perspetivas para
comunicações fiáveis através de redes móveis.”
Novos
desenvolvimentos de normalização na LTE e na 5G têm criado oportunidades para
comunicações dedicadas veículo-a-veículo, utilizando a rede móvel, ao mesmo tempo
que minimizam riscos de imprevisibilidade e latência.
A
Scania tem sido pioneira na platooning, uma reunião de conceitos de grupos de
camiões e semirreboques conduzidos em formação fechada, reduzindo desse modo a resistência
ao ar e o consumo de combustível. A atual legislação permite que os camiões
sejam conduzidos a uma distância segura entre si, graças à utilização de dispositivos
comuns, no interior dos veículos, como o radar e o cruise control. No entanto,
uma distância ainda menor entre os camiões – além de reduzir ainda mais o
consumo de combustível – requer a existência de sistemas de comunicação entre veículos
e a interligação de sistemas de controlo. A investigação da Ericsson e da Scania
tem demonstrado que é possível estabelecer comunicações suficientemente fiáveis
utilizando redes 4G e futuramente 5G.
Numa
perspetiva mais ampla, as comunicações entre o veículo e a infraestrutura permitem,
ao nível do sistema, estabelecer a planificação e organização da formação, bem
como a dissolução de grupos, consoante as rotas e os programas.Os camiões podem
assim juntar-se e separar-se dos grupos da melhor maneira.“Tendo em conta os
enormes benefícios, estamos convencidos de que as comunicações
veículo-a-veículo irão ser implementadas pelos operadores de todos os tipos de
transportes,” afirma Claes Herlitz, Chefe do Departamento Automóvel da Ericsson.
“Para fazer face aos desafios que os crescentes volumes de passageiros e carga
nos colocam, o incremento das comunicações pode contribuir para uma maior eficiência
logística, reduzindo desse modo o impacto ambiental.” Por Carlos Moura
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